CURSO de FORMAÇÃO em PSICOTERAPIA CORPORAL

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
Preferencialmente por e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Ou também pelo telefone (21)2286-6494.

OBJETIVOS:
O curso tem como objetivo a formação profissional de Psicoterapeutas Corporais especializados na versão contemporânea da abordagem clínica desenvolvida por Wilhelm Reich (Vegetoterapia/Orgonoterapia), incluindo atendimento a pacientes de todas as idades.

PROGRAMAÇÃO:
Módulo 1: Fundamentos da Psicoterapia Reichiana.
Módulo 2: Teoria e Metodologia da Psicoterapia Reichiana.
Módulo 3: Formação clínica em Psicoterapia Reichiana.
Módulo Complementar: Métodos clínicos complementares e seus fundamentos.

SELEÇÃO PARA O MÓDULO 1:
A seleção para o Módulo 1 é feita através de entrevista individual.
As entrevistas já estão abertas e as vagas (20) serão preenchidas por ordem de chegada.

PRÉ-REQUISITOS PARA O MÓDULO 2:
1- Participação no módulo 1.
2- Graduação concluída ou em andamento em Psicologia ou faculdades com especializações afins (psicanálise, psiquiatria, psicomotricidade, e outras), ou formados em outras especialidades psicoterapêuticas.
3- Estar em terapia com terapeuta indicado pela Equipe de coordenação do curso.

HORÁRIO:
Um encontro por mês (sáb. e dom.) de 9:30 às 18:00.

LOCAL:
Rua Real Grandeza, Botafogo, RJ.

DURAÇÃO DA FORMAÇÃO:
3 anos (30 Encontros de fim de semana).

ATIVIDADES:
O curso é teórico e prático com enfoque didático e vivencial. Conforme a programação de cada módulo, diferentes atividades didáticas são utilizadas, incluindo: aulas teóricas, aulas práticas demonstrativas, vivências em grupo, práticas em dupla com supervisão, discussões em grupo, supervisão em grupo, palestras com profissionais convidados, treinos de atendimento, clínica social, estudo de caso clínico (trabalho de conclusão de curso).

EQUIPE:
Ernani Eduardo Trotta, Carlos Eduardo Brito, Juliana Bezerra, Maria Cecília Ribeiro e professores colaboradores. Currículos disponíveis em nosso site www.nucleopsic.org.br



PROGRAMA DOS MÓDULOS

Módulo I: Fundamentos da Psicoterapia Reichiana (4 encontros)
Evolução das descobertas de Reich desde a Psicanálise e a Análise de Caráter até a descoberta do fenômeno do encouraçamento levando ao desenvolvimento da vegetoterapia / orgonoterapia. Conceitos fundamentais da psicanálise segundo a visão reichiana, fases do desenvolvimento libidinal e a estruturação do psiquismo e do caráter. Introdução à psicossomática reichiana e a disposição da couraça em 7 segmentos (ocular, oral, cervical, torácico, diafragmático, abdominal e pélvico). Vivências terapêuticas em grupo. Métodos e elementos essenciais da atuação do terapeuta: a relação terapêutica, a escuta e interpretação, intervenções terapêuticas iniciais, o suporte emocional, a leitura corporal, intervenções corporais simples, abrandamento de couraça.

Módulo II: Teoria e Metodologia da Psicoterapia Reichiana (15 encontros)
A dinâmica da relação entre corpo, emoção, psiquismo e fluxos de energia orgônica. Mecanismos de encouraçamento: cada um dos 7 segmentos da couraça será estudado em sua anatomia, fisiologia e conteúdos psíquicos e emocionais relacionados, critérios de diagnóstico do encouraçamento e doenças associadas, princípios do desencouraçamento, técnicas de desencouraçamento. Todas as técnicas de intervenção terapêutica vivenciais, verbais, e corporais, incluindo a massagem reichiana, serão demonstradas e praticadas entre os membros do grupo e a seguir será feita discussão aprofundada de seus efeitos e manejo das reações. Processo de estruturação do caráter e os tipos de estrutura de caráter, e principais síndromes psicopatológicas. Técnicas verbais e vivenciais de análise do caráter e de interpretação de conteúdos psíquicos. Transferência, contra-transferência, resistência. Pensamento funcional e princípios da orgonomia. Início do atendimento na clínica social e dos grupos de supervisão.

Módulo III: Formação Clínica em Psicoterapia Reichiana (10 encontros)
Metodologia da Orgonoterapia: Anamnese, Elaboração de diagnóstico (psicodinâmico, caracterológico e corporal) e Plano de Trabalho Terapêutico. Manejo de uma sessão terapeutica: fatores emergentes e estruturais; Critérios de intervenção verbal, corporal ou vivencial; tipos de reação, manejo e interpretação. A evolução do processo terapêutico e a alta terapêutica. Ciência orgonômica e sua aplicação na prática clínica. Prática de atendimento: treinamento em manejo clínico das diferentes formas de intervenção. Estudo de caso clínico (Trabalho de Conclusão de Curso).

Módulo Complementar: Métodos Clínicos Complementares e seus Fundamentos (10 encontros))
Estudos sobre Trauma e seu manejo clínico. Método EMDR e seu emprego em psicoterapia. Emprego de métodos psicodramáticos em psicoterapia. Supervisão encenada. Descobertas de Bert Hellinger e sua contribuição às psicoterapias. Técnicas de constelação para atendimento individual, supervisão constelada. Manejo terapêutico especifico de algumas psicopatologias e patologias psicossomáticas. Campo mental e estudos sobre a consciência. Campo emocional, fenômenos energéticos e seu manejo em terapia. Relacionamento humano, Ética social. Relação amorosa, vida conjugal, psicoterapia de casal.



HISTÓRICO

Este Curso de Formação foi criado em 1990, sob a égide do RAÍZES – Centro de Estudos fundado por Ralph Vianna, como parte de suas atividades de difusão da teoria e prática reichianas no Brasil. Desde sua criação funcionou continuamente sob a coordenação de Ernani Eduardo Trotta.
Quinze turmas já concluíram o curso, onze no Rio de Janeiro e seis em Porto Alegre. As experiências acumuladas nestes anos têm permitido um contínuo aperfeiçoamento do curso. O movimento que se originou da primeira turma em Porto Alegre desdobrou-se na fundação da Sociedade Wilhelm Reich – RS (SWR-RS), em 1993.
Atualmente o curso é promovido pelo NÚCLEO DE PSICOTERAPIA REICHIANA que funciona integrado ao MOVIMENTO – Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia, instituição registrada no Conselho Regional de Psicologia sob número CRPJ 500252.

 
Facebook